Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Em verso retratada

03.06.11 | aquimetem

          A Festa da Ascensão do Senhor que este ano a Igreja celebra no próximo domingo, dia 5, festeja-se anualmente no alto do Monte Farinha (Vilar de Ferreiros-Mondim de Basto) no último Domingo de Maio. Em constante aumento de peregrinos, o facto da efeméride se festejar no mês de Maio e do local ser consagrado a Nossa Senhora contribui para que a festa da Ascensão no Monte Farinha atraia ali muitos desses fieis. Ao mesmo tempo  que  também assiná-la o inicio da epoca forte das festas e romarias da região de Basto. 

         Altura oportuna que o Arciprestado do Baixo-Tâmega tem vindo a aproveitar para fazer a sua peregrinação anual a Nossa Senhora, e nenhum outro santuário aqui à volta oferece melhores condições e atractivos para peregrinar. O tema foi as Obras de Misericórdia e a cada paróquia coube aprofundar uma dessas 14 Obras ( sete corporais e sete espirituais).     

          Este ano presidiu o agora bispo emérito de Vila Real, D.Joaquim Gonçalves, grande amigo e devoto de Nossa Senhora da Graça a quem de alma e coração jovem fervorosamente louva e serve com a palavra e obra em verso retratada.