Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

trilhos de peregrinos

30.01.10 | aquimetem

         

 

          Hoje servido por uma óptima estrada, que no lugar de Sobreira de Atei entronca com a EN 312, antes disso o santuário de NS da Graça, ou ermida do Monte Farinha, era servido por trilhos como este que da vila de Mondim, pela Serra, Campos, Fonte da Costa, Capela do Fundo, do Meio e de Cima,  da acesso ao "Iteiro" da Senhora ou do Santinho (São Tiago). 

          Seria uma falta grave que se deixasse perder memoria destes percursos antigos que gerações sem conta conheceram e trilharam guiados pela fé cristã e devoção mariana. E muitos são os que em nossos dias também o fazem, digasse.

         Um melhor aproveitamento do troço entre a  Capela do Fundo e o Santuário que pode ser por exemplo dotar o espaço com uma via sacra ou algo que convide os peregrinos a percorrer essa área,  será uma mais valia para cativar e alimentar a permanência de quem nos visita.

          Enquanto  isso não acontece,  por não se pode chegar a tudo..., a Irmandade de NS da Graça, presidida pelo pároco de Vilar de Ferreiros, Sr. Padre Manuel Correia Guedes, coloca ao dispor dos apreciadores de belo e sedutor um site que vale a pena abrir: http://www.senhoradagraca.pt .

6 comentários

Comentar post