Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

O Santinho Agradece!

03.07.09 | aquimetem, Falar disto e daquilo

          Uma das romarias mais famosas da região de Basto tem lugar no cimo do Monte Farinha, e ocorre na data em que o Santinho canonicamente se festeja: a 25 de Julho. Este ano a data calhou a favor dos romeiros que no mínimo têm 3 dias, como outrora, para dar largas ao seu regozijo e louvor a São Tiago Maior, que a par da Mãe do Céu são deste miradouro sagrado figuras senhoriais. 

          O programa é aliciante e durante toda a jornada festiva muito bem programado, como a seguir se dá conta, assim:

          Dia 24 - Sexta-Feira - DIA DOS ROMEIROS. Às 13h00 - Início das festividades, com actuação da Banda de Zés P'reiras de Vilar de Ferreiros até às 17h00.

          DIA  25 - SÁBADO - Às 08h00 - Eucaristia. Confissões e atendimento aos Romeiros. Às 09h00 -  Entrada da Banda de Zés P'reiras de Vilarinho. Às 09h15 - Actuação do Rancho Folclórico de Vilarinho. Às 11h00 - Missa Solene . Orador Sagrado: Frei José Dias Lima. Sermão e Procissão com destino ao Santuário.Súplica de adeus ao Sr. S.Tiago ou Santinho. Das 12h30 até às 15h00 - Tempo de Folclore.

          Dia 26 - Domingo - das 13h00 às 16h00 - Actuação do Rancho Folclórico Juvenil de Vilar de Ferreiros. Às 16h00 - Eucaristia Dominical, cujos cânticos litúrgicos  vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilar de Ferreiros e seus convidados.

          Como de costume a ordem e orientação do trânsito têm a sua mais valia no labor a cargo da GNR de Mondim de Basto. 

          Senhores romeiros, subam lá "riba" , ao "iteiro" da Senhora, e demorem-se por lá a ver as obras que pedem a vossa generosidade, e sobretudo não se esqueçam de rezar pelas vocações sacerdotais, o Santinho agradece!  

9 comentários

Comentar post