Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

D. Amândio Tomás, na Peregrinaçã de Setembro

          Como é sabido, o mês de Setembro põe fim às festividades de mais relevo que no alto do Monte Farinha se realizam anualmente, e que  têm início, com a  festa da Ascensão do Senhor, no último domingo de Maio.

           Ao longo do ano, mas em particular na época alta das festas e romarias, são milhares de peregrinos e romeiros a deslocarem-se  em peregrinação ou romagem ao mais belo e sedutor miradouro de entre Douro e Minho. Isto sem contar com muitos daqueles que ali vão apenas como meros  admiradores da beleza paisagística que não deixa de ser também uma forma de rezar...e que bem preciso é.

          Digo, bem preciso é, porque o Monte Farinha ou Monte da Senhora da Graça, ao tratar-se de um dos aspectos paisagísticos mais notáveis do norte de Portugal é também uma bandeira não só da região de Basto, mas do nosso país, uma vez que por ocasião da "Volta a Portugal em Bicicleta"  a sua imagem é projectada em todo o mundo. E com franqueza,  estes últimos três anos são bem a imagem do país que temos: terra queimada!

          Sr. Governador Civil de Vila Real, o incêndio que devastou o Monte Farinha foi há três anos e as marcas por todo o monte são bem visíveis e o abandono a que foi votada esta  área  florestada também. É tempo de aconselhar o Poder Central a pôr ordem na casa, como muito bem do seu " Miradouro", em AVTMD, de 23 de Set, pp,  Armando Moreira, alertava:

          "Quanto a nós, e já não temos dúvidas sobre isso, é necessário, é urgente, é imperioso alterar a gestão dos baldios. Estes não podem continuar entregues à irresponsabilidade de meia dúzia de "compartes" mais atrevidos que, uma vez instalados na Direcção, agem a seu bel-prazer, o mais das vezes não fazendo nada ou, quando fazem, fazendo mal. E isto não pode continuar" .

          Agora com o Centro de Acolhimento de N.S. da Graça, quase pronto a funcionar, queremos um Monte Farinha verdejante e acolhedor!!!



publicado por aquimetem às 17:41
Um local a visitar...A braço
Eduardo Daniel Cerqueira a 13 de Novembro de 2008 às 18:42

QUEREMOS JÁ , A NOSSA SRA. DA GRAÇA NO MONTE FARINHA, TODO VERDEJANTE!!! ´-É IMPERIOSO QUE SE ALTERE A GESTAO DOS BALDIOS!!
QUEREMOS O NOSSO CARTÂO DE VISITA DEVIDAMENTE EMBELEZADO!!!
mgraça a 14 de Novembro de 2008 às 15:23

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO