Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

Largo ou portela de São Tiago, já perto do alto da Senhora

          A mais recente visita que fiz ao santuário de Nossa Senhora da Graça foi no passado dia 30 de Julho, onde três dias antes, na tarde do  dia 27, um domingo, me  tinha  também deslocado, para em paz e sossego...apreciar ali os "renovos" da  obra ímpar que no Monte Farinha se deve ali à gerência da paróquia de São Pedro de Vilar de Ferreiros.

          Entre o mais,  lá fui deparar com um enorme rochedo, dos muitos que a esmo existe pelo monte e que são testemunho arqueológico duma enigmática cultura que tinha por prática abrir "covinhas" nas fragas. Foi uma óptima ideia, esta de transladar o rochedo, pois além de salvar este imponente artefacto de se perder no ermo ou ser abatido pelas  marretas  dos pedreiros, veio por sua vez enfeitar o Largo de S.Tiago e servir de pilar a uma bela escultura, em granito  minhoto, da imagem do nosso "Santinho". Parabéns aos pioneiros da iniciativa!

Alguns dos participantes na Missa Campal, da 

Peregrinação de 2008  

          O Largo de S. Tiago situa-se na portela que separa o alto do Monte Farinha do vizinho Meão Grande ( ou alto dos Palhaços). Local onde precisamente  o "caminho novo", que vem do lado de Vilar, e o "caminho da Pedra Alta", que vem do lado de Atei, se juntam ali num só. 

          Recuando aos meus tempos de infância tenho bem presente que nos últimos anos da década de 40 em que participei nestas  primeiras grandes peregrinações a Nossa Graça, tal como hoje,  já era ali que o cortejo se formava e partia em direcção ao santuário. 

          O "Santinho" que este ano não teve, no seu dia, 25 de Julho,  o tempo favorável a uma maior afluência de romeiros ao alto do Monte Farinha, com muita chuva e frio a dificultar; foi o oposto da  Grande Peregrinação anual, que presidida por D. Joaquim Gonçalves, bispo da diocese, se realizou e realiza sempre  no 1º Domingo de Setembro. D. Joaquim, o " bispo de N.S. da Graça", que não dispensa presidir ou pelo menos participar  nesta Peregrinação, fez-se acompanhar do seu coadjutor D. Amândio  Tomás  e ambos visitaram e apreciaram as obras realizadas, ou  em curso, merecendo-lhes particular afecto o que respeita ao "Centro de Convívios" que em fase de acabamentos em breve vai ali nascer. Para que tenha um "bom parto" , acrescento eu, carece da generosidade dos fieis. Que continue a não faltar!

D. Joaquim, no momento do Ofertório



publicado por aquimetem às 18:48
Esta foto da missa Campal é linda.
É sempre bonito ver tanta gente na Sra. da Graça
Obrigada por trazer até nós.
mgraça a 9 de Novembro de 2008 às 11:48

Também gosto dela, é tirada por um verdadeiro artista da fotografia mondinense. Parabéns, também, à mgraça pelo seu bom gosto.
aquimetem a 9 de Novembro de 2008 às 14:41

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO