Quarta-feira, 03 de Setembro de 2008

Santuário ou Ermida do Monte Farinha

          No próximo Domingo, dia 7, mais uma vez o alto do Monte Farinha vai ser pequeno para acolher os numerosos peregrinos e devotos de Nossa Senhora da Graça que como é tradição anualmente ali acorrem no 1º Domingo de Setembro para alimentarem a sua fé e com seus donativos contribuir para o asseio e constante desenvolvimento das obras à volta do santuário. Não se esqueçam da campanha para as obras de Centro de Acolhimento!

          Já no Sábado, dia 6, com Missa Vespertina às 18h00, a Peregrinação no Domingo terá inicio às 07h00 com o toque das Ave-Marias e boas -vindas aos peregrinos. Depois às 08h00 Missa no Santuário e atendimento de reconciliação na Sala das Confissões. Às 09h00 recitação do Terço junto ao andor de Nossa Senhora da Graça, no Largo ou Portela de Santiago, donde às 10h00 sai a procissão com as representações de várias paróquias em direcção ao "alto da Senhora" ,  por forma  a tomar parte na  Missa Campal que terá lugar às 11h00, e como de costume, presidida pelo bispo da diocese, D. Joaquim Gonçalves, que aqui muito respeitosamente saudamos e  felicitamos pelo seu jovem coração. Por muitos anos!

Largo de Santiago, no topo do Caminho Novo e da Pedra Alta



publicado por aquimetem às 09:05
Caro Costa Pereira, passei por aqui, para lhe desejar a si e a toda a família, um bom fim de semana. O tempo não está nada bom para a realização da "Peregrinação de Nossa Senhora da Graça". Oxalá o S. Pedro se vire para nós e nos traga melhor tempo para Domingo.
Agora, uma pequena história passada comigo há sessenta anos.
" Dia da Ascenção na Senhora da Graça. A Banda de Mondim, como era vulgar naquele tempo, dá entrada na vila, com uma marcha militar da autoria do tenente Sousa Ribeiro, chamada, "Homenagem a Aniceto Pinto Ferreira". Eu, com os meus dez anitos, pegava no meu cornetim, extraindo dele as necessárias notas, estridentes e cheias de graça. Terminada a arruada, dirigimos-nos ao caminho da serra, em direcção ao alto do Monte Farinha. Já perto do cimo, ouvimos alguns colegas mais atrazados a grital, que havia um músico por terra. Voltamos para trás e deparamos com um estectáculo macabro. O nosso colega "HUMBERTO SAPATEIRO", que tocava o bombo, tinha tido o que hoje se chama, uma "ABC" e caiu fulminado, morrendo ali mesmo. Ainda alguém penso u em ir a pé a Mondim chamar o senhor Dr. Brito, mas não foi preciso. O nosso companheiro, estava morto. Sem sabermos o que fazer, com as lágrimas a saltar-nos dos olhos, pedimos a intervenção da Senhora, para que se compadecesse da sua alma. O Corpo foi coberto com um lençol que se pediu ao ermitão e os músicos lá seguiram o seu caminho, muito tristes, em direcção ao0 trabalho que os esperava no alto.
A nossa actuação, foi reduzada a metade e lembro-ma que na missa, o sacerdote pediu pela sua alma."
Esta meu caro amigo, uma história que desenvolverei mais tarde noutra oportunidade.
Um bom fim de semana.
Teixeira da Silva
jts a 5 de Setembro de 2008 às 15:40

Cá estou de regresso. Vim encantado com a visita que fiz a terras e a velhos amigos nelas espalhados...A que fiz ao Q. dos BV de Mondim foi uma dessas! Quanto a "memórias" bom é que muitas como esta saiam dessa sua cabeça e o engenho e arte as reproduzam em livro ou então neste ou outro dos meus blogs que tem ao seu dispor.
Hoje fiz mais um post no blog "Ao Sabor do tempo" onde também uma vez mais dou realce ao nome de Nelson Vilela. Um abraço
aquimetem a 16 de Setembro de 2008 às 20:47

Linda foto.Este lugar com a imagem, ficou com luminosidade e inspira uma grande paz.
Antigamente este local era mais cinzento e dava um certo temor; mas nunca percebi bem porquê.
O Outeiro da Senhora é sempre lindo, e eu ainda não tinha visto esta imagem no local.Obrigada por mostrar.
Maria da Graça a 24 de Setembro de 2008 às 16:26

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO