Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

          Como atempadamente a Comunicação Social anunciou e eu li em A Voz de Trás-os-Montes e, em on-line, no Espigueiro - Central de Informação Regional, decorreu, no passado fim de semana, com o acostumado brilho destes últimos anos, a Festa da Ascensão do Senhor, que no cimo do alto do Monte Farinha ali se celebra anualmente no derradeiro domingo de Maio.

          Cada vez mais participada, valeu para o efeito incluir no programa festivo a bênção dos veículos motorizados que na véspera (tarde de sábado) tem lugar no alto e faz deslocar, em caravana, numerosos condutores em seus veículos motorizados para de forma muito especial serem abençoados nesse dia.

   

          Mas como foi dito é  ao domingo que a Festa da Ascensão se festeja e que   também o Arciprestado do Baixo Tâmega tem vindo a escolher  para fazer a sua peregrinação anual à  Nossa Senhora da Graça. De  modo que enquanto a  Irmandade mantém, e bem,  a tradição de formar a procissão com o andor de Nossa Senhora na Portela ou Largo de S. Tiago, a peregrinação do Arciprestado forma na Fonte do Salgueiro, donde parte em Caminhada Pascal para se juntar e acompanhar a procissão até ao "alto da Senhora".

          Assim se repetiu este ano, e lá no topo do Monte Farinha aconteceu a festa. A primeira das três grandes que ali se realizam anualmente. Também houve milagre, porque com o tempo chuvoso deste mês de Maio, não era de esperar o belo dia que fez.  Apenas a meio da solene celebração Eucarística caíram umas pinguinhas que não passaram de um teste quanto ao uso e qualidade dos chapéus de chuva.  

          Vem aí o São Tiago, a 25 de Julho, mas entretanto os peregrinos, romeiros e devotos que antes disso sobem ao Monte Farinha vão ser muitos, ora em excursão, ora em  transporte próprio ou mesmo a pé. Todos lá fazem falta e sobretudo a sua generosa promessa monetária. É que as obras do Centro de Recolhimento Espiritual  de N. S.  da Graça estão em marcha e não se conseguem conclui sem a generosidade dos fieis...



publicado por aquimetem às 20:44
Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO