Quarta-feira, 03 de Outubro de 2007

       

Imagem de São Veríssimo - sacristia do santuário

de  NS da Graça, no Monte Farinha 

          Hoje em Portugal a Igreja festeja os mártires Veríssimo (S), e suas irmãs Máxima e Júlia (Stas ). Estes bem-aventurados que foram martirizados no inicio do séc. IV  a quando das ferozes perseguições de Diocleciano aos cristãos, "...estão ligados à toponímia lisboeta. Foi uma circunstância milagrosa de sua morte que deu origem ao nome da freguesia de   Santos-o- Velho". Diz a lenda que teriam sido degolados e atirados ao Tejo com pedras atadas aos pés e que depois os seus corpos apareceram numa das  margens perto do lugar onde em sua memória se construiu a igreja de Santos, da qual ainda hoje são titulares.

        Para assinalar os 1700 anos da origem da Igreja de Santos-o- Velho, em 2003, o Patriarcado de Lisboa levou a efeito alguns actos comemorativos que culminaram com a restauração da capela das relíquias destes santos que também por um "arranjo do calendário litúrgico" passaram a ser festejados a 3 de Outubro, em vez de no dia 1, como era tradição.

        Mas não foi propriamente dito com o objectivo de falar destes santos como titulares duma paróquia alfacinha que os recordo aqui, mas antes porque em tempos idos o famoso Monte Farinha foi conhecido por monte de "nossa senhora de são brisimo ", como consta do Tombo de Vilar de Ferreiros, de 1566. Isto quer dizer que a devoção a este santo mártir não se ficou apenas pela capital, subiu montanhas! Dai que comentando as comemorações que acima cito tenha escrito algures: "Pois é. Mas estamos em Portugal e falta cá um D. Afonso Henriques, um D. Nuno Alvares Pereira ou simplesmente aquele sentimento nobre e cristão dos nossos antepassados  que fizeram chegar o culto de São Veríssimo de Santos -o-Velho  ao "Iteiro" da Senhora da Graça. Mas se entretanto fosse para inaugurar um estádio ou dar vivas num comício, Lisboa e arredores não caberiam em Santos... durante estas festivas comemorações!"  Foi um modo de também me associar ao santo que hoje se festeja.



publicado por aquimetem às 17:44
Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO