Sexta-feira, 11 de Outubro de 2013

 

          Até finais deste mês de Outubro, ou mês do Rosário, os devotos de NS da Graça que aos domingos quiserem assistir à Eucaristia dominical no Santuário do Monte Farinha podem fazê-lo, pois ali é celebrada, às 16:00h.

           Depois disso, só a partir do inicio de Maio ( mês da Festa da Ascensão do Senhor, no ultimo domingo) é que voltará haver Missa, como de costume, todos os domingos. Isto, se entretanto o novo pároco de Vilar de Ferreiros, não alterar o que estava estabelecido pelo seu antecessor. Que entretanto, por desejo de D. Amândio, o santuário de Nossa Senhora da Graça, que tanto fica a dever ao que foi seu zeloso capelão, e impulsionador da obra ali realizada sob administração de Vilar de Ferreiros, vai poder continuar a ter no Sr. Padre Guedes, um amigo e valioso auxiliar do novo abade, Sr. Padre João Paulo. Assim se depreende do que reza o oficio emanado da Chancelaria da Cúria Diocesana, a 24 de Agosto (dia de São Bartolomeu) pp, ao determinar: " HAVEMOS POR BEM: - desvincular o Padre Manuel Joaquim Correia Guedes do Bilhó, Vilar de Ferreiros e de Capelão da Senhora da Graça, continuando a viver na residência de Vilar de Ferreiros e ajudar o novo pároco, no que for possível;

- e nomear o Padre João Paulo Castanheira Pinto pároco do Bilhó, Ermelo, Pardelhas e Vilar de Ferreiros e Capelão da Senhora da Graça. Os fieis de Pardelhas só poderão ter Missa Vespertina ao Sábado e, em alternancia, com Ermelo ou como for possível. Os de Vilarinho saibam aceitar a alternância e missas vespertinas. Peço a todos grande compreensão, dado a escassez de Sacerdotes, e que rezem a Deus por mais vocações.

O Santuário da Senhora da Graça, situado na paróquia de Vilar de Ferreiros, merece consideração e cuidado especial. Peço ao novo Pároco, que é o presidente de todas as Comissões Fabriqueiras e também da do Santuário, para se deixar ajudar pelo Padre Manuel Guedes. integrando-o na Comissão do Santuário.

Nenhum Padre pode exercer actos de jurisdição e de culto público, em paróquia de que  não é responsavel, sem licença do pároco, legitimo representante do bispo.

A tomada de posse dos Párocos revista-se de solenidade, na presença do bispo ou seu delegado, com a renovação da profissão de fé, promessas e juramento de fidelidade".

          Como já se divulgou, foi precisamente o que aconteceu na paroquia de São Pedro de Vilar de Ferreiros que  desde o passado dia 5 de Outubro, tem no Sr. Padre João Paulo, um novo pároco, que vem substituir o abade Correia Guedes que durante mais de meio século paroquiou esta importante freguesia do concelho de Mondim de Basto. A cerimónia de posse deu-se na igreja paroquial de São Pedro de Vilar com a presença de todo clero do Arciprestado do Baixo Tâmega e conferida pelo Bispo da Diocese, D. Amândio Tomás.

           O Mário Borges, que nestas ultimas duas décadas tem sido um dos principais colaboradores no que respeita a serviços da paróquia, como elemento da Comissão Fabriqueira e membro directivo da Irmandade de NS da Graça; a ele foi confiada a missão de em nome da paróquia saudar os visitantes e dar as boas vindas do novo pároco. 

 

          Acto muito participado e, por elementos dos grupos corais da  paróquia, animado, culminou com um beberete servido a todos quantos se quiseram associar ao festivo evento, na secretaria-biblioteca da Residencia Paroquial.

          E nada faltou daquilo que a terra e o Passal da igreja dá. Que pena não poder lá estar fisicamente!

           O padre João a retalhar o bolo em sua honra. Bom proveito, e seja muito bem-vindo!

 

Na foto a ti Teresa e os pais do novo pároco. E por falar na ti Teresa, criado do Padre Guedes é de lembrar:sem as bases, onde assente a obra, não se vai longe! Também aqui a ti Teresa, um braço de trabalho, é uma das bases, onde o padre Guedes se apoia. Outro, o Manuel Miradouro Machado , que naquilo que lhe compete,  cumpre  a sua obrigação de zeloso paroquiano, encarregado de ajudar no serviço de sacristia. Que Nossa Senhora da Graça, neste encerrar do Ano da Fé, e da época forte das festas e romarias no Monte Farinha, a todos abençoe, e em particular aos intervenientes neste acto de posse do novo Capelão da Senhora da Graça.



publicado por aquimetem às 10:39
Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO