Sexta-feira, 31 de Maio de 2013

          A Festa da Ascensão do Senhor é a primeira das três grandes festividades que se celebram no Alto do Monte Farinha durante o ano; e que desde há uns tempos a esta parte tem vindo a ser enriquecida com a peregrinação anual do Arciprestado do Baixo Tâmega (que são os Concelhos de Mondim de Basto e de Ribeira de Pena), que tem por arcipreste o pároco de Ribeira de Pena, Padre Carlos Manuel Ferreira Rodrigues.

          Muito participada, a festa deste ano além do anfitrião, o pároco de Vilar de Ferreiros, Padre Manuel Joaquim Correia Guedes, do pároco de Cerva, Mons. Joaquim Albertino da Costa, e do pároco de Mondim de Basto, Padre Manuel José Moura Machado, contou ainda com outros quatro sacerdotes e quatro Irmãs (Religiosos Missionários): o padre Jorge Amaro, Frei José Dias Lima, Padre Manuel Meneses, o indonésio Padre Feliciano; a Irmã Alda, a Irmã Conceição, a Irmã Joana e a Irmã Rosalina que estiveram em actividade no Concelho de Mondim de Basto, a fazer uma Semana Missionária, cujo encerramento ocorreu nesse dia, domingo 26.

          Do programa da Ascensão nem o nevoeiro, que da parte de manhã se fez sentir, alterou o anunciado, merecendo realce a Caminhada Pascal orientada pelo Padre Manuel Machado, a Procissão e a Eucaristia muito participadas, assim como a procura do Sacramento da Reconciliação que começa a ser mais procurado. E após a “Procissão do Adeus” o alto da Senhora da Graça continuou em festa, agora com uma tarde de convívio.

          Tanto os missionários, como as missionárias, em destaque trabalharam nesta Semana Missionária que decorreu nas paróquias de Atei, Bilhó, Campanhó, Ermelo, Mondim, Paradança, Pardelhas e Vilar de Ferreiros e ao que se crê deixaram sementes que vão germinar, como parece demonstrá-lo a presença no convívio da maioria daqueles que receberam formação à volta da atitude que como cristãos devemos tomar no dia a dia perante o doente, o estudante, o grupo ou associação e no cuidar a Eucaristia. Vamos a pôr em prática os ensinamentos….

 

         Embora não tenham colaborado directamente nesta Semana Missionária, e por isso também não estiveram no convívio, nem por isso devemos ignorar o trabalho social e apostólico que neste concelho de Mondim a Irmã Amélia, a Irmã Helena e a Irmã Mercedes têm desempenhado nos cuidados de enfermagem aos carenciados, visita a idosos e doentes acamados e catequese nas paroquias. Religiosas do Sagrado Coração de Maria, estas irmãs que trabalhavam na Misericórdia mondinense ao ser despedidas fixaram residência em Atei que as soube acolher e desse modo dali continuam a sua missão de servir, sem se servirem. Merecem o nosso louvor.

 

           E para concluir vale deixar claro que não só pela festa da Ascensão, mas pelo convivo de encerramento da Semana Missionária, no concelho de Mondim de Basto, muitos foram os que no Restaurante Panorâmico da NSª da Graça se juntaram em amistosa confraternização e espírito apostólico que neste Ano da Fé é consolador registar. Foram esses também os objectivos dos missionários e o propósito que os trouxe até junto do povo mondinense e da Padroeira do Monte Farinha.



publicado por aquimetem às 15:33
Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO