Quinta-feira, 05 de Julho de 2012

 

 

          Das romarias mais famosas e antigas da região de Basto, tem por recinto o cimo do Monte Farinha e por cenário tudo quando ali, e dali,  a vista alcança; e são muitos km. ! Das três festividades que ali ocorrem anualmente, Ascensão do Senhor, no ultimo domingo de Maio; Santiago, no seu dia, 25 de Julho; e a Grande Peregrinação de Setembro, 1ºDomingo; temos a romaria de Santiago como a mais popular e festiva com romeiros vindo de muito longe fazer a sua romaria ao "Santinho" e  a visita a Nossa Senhora da Graça, agradecendo as graças recebidas até ali. Deste monte fantástico que das terras de Basto é miradouro inconfundível, e que o Santuário de Nossa Senhora da Graça em granito encima ou coroa recolhi em Terra de Basto, de Daniel Salgado, este descritivo retrato que com a devida venia transcrevo: " A noite caia sobre a veiga de Britelo, - um enorme e viçoso milheiral, riscado de choupos e uveiras em renques, - e a meia-lua surgia defronte alaranjada, afogueada, sobre as corcovas negras do Marão, franqueado pela silhueta cónica do Monte Farinha. Esplêndido panorama para um pintor de génio! Na paisagem nocturna, inundada de luar , sobressai da sépia e do nanquim do arvoredo  o rijo mamilo da imensa serrania recostada sobre o Tâmega, pujante de femininas rotundidades - ilusória figura de vulcão que em seu vértice exibe , em vez da cratera  fumegante e rabiosa  de lavas , a alva e quieta ermida da Senhora da Graça que a gente de Basto visita anualmente em romaria estrondosa de fogo e pancadaria, celebrando um rito pagão em que há sangue e vinho à farta". 

 

           Situado na freguesia de Vilar de Ferreiros, o santuário de NS da Graça é tido como o primeiro santuário mariano de Trás-os-Montes e ergue-se a cerca de mil metros de altitude. Com estrada desde 1944 até ao topo, além da ermida toda de granito, tem mais três capelas que ficam no antigo carreiro de quem a pé, pelo lado da vila de Mondim de Basto, trepava, e trapa ainda hoje, o "iteiro" da Senhora.

           Do lado de Vilar o mesmo acontece com os romeiros ou peregrinos que dos lados de Vila Real, por caminhos e atalhos, procuram atingir o pico do Monte Farinha, via Lamas de Olo e Bilhó, aonde chegam  já no fim da caminhada à mistura com os que dos lados da "Pedra Alta" sobem vindos do Arco, Cerva, Cavez  e doutras terras distantes daquelas bandas que desembocam no Largo de Santiago.

           O Largo de São Tiago é termo recente que se deu à portela que medeia entre o Monte Farinha e o Meão Grande (ou alto dos Palhaços) e que limite Vilar de Ferreiros (a Sul) com Atei (a Norte). Uma imagem do Santinho pontificando sobre um dos muitos calhaus que a esmo por aqueles montes existe, com vestígios de interesse arqueológico, identifica o local, onde se juntam os antigos acessos à Senhora da Graça, o das Recheiras ou Caminho Novo (Vilar de Ferreiros) e o da Pedra Alta (Atei).

          Sob administração paroquial de Vilar de Ferreiros, por decisão diocesana, dado o templo e recinto onde se situam os demais imóveis do santuário se localizarem em território da respectiva  freguesia e paróquia, aqui tem vindo a ser processada uma serie de melhoramentos como nunca aconteceu em tempo algum. Além do estradão florestal, até à década de 50 do século passado, a Ermida do Monte Farinha parou no tempo. Mas reposta a legalidade da posse, e já sob direcção do pároco de Vilar de Ferreiros, Padre Correia Guedes e seus colaboradores, iniciou-se ali uma transformação no visual que causa inveja a quem do sítio é conhecedor. Trono granítico de Nossa Senhora da Graça,já ali cultuada em 1566; o local é também ramal antigo do Caminho de Santiago que de Panoias para Compostela ainda hoje é trilhado por São Tiago de Lamas-de-Olo e Santiago de Gagos Minho fora até à Galiza.

 Já sem aqueles arraiais de fogo e pancadaria que ainda vi alguns, a romaria de Santiago é hoje uma das romarias mais populares de região de Basto e de todo o norte de Portugal que vale a pena ver e cujo programa deste ano aqui deixo, transcrito: "ROMARIA de S. TIAGO - SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA - ALTO DO MONTE FARINHA.

Dia 24 - Terça - feira (véspera)

Actuação de Zés P'reiras das 13 às 17.00h

Inscrição dos Romeiros a partir das 8.00h

17.00h Missa Vespertina

Dia 25 de Julho 2012

DIA DOS ROMEIROS - ROMARIA DE S.TIAGO

07.00H -Alvorada

08.15h -Entrada da Banda de Zés P'reiras

09.00h - Grupo de Concertinas

09.30h Atendimento Espiritual aos Grupos de Romeiros

10.00h - Concentração Equestre no Largo de São Tiago com desfile rumo ao santuário.

10.15h - Apresentação da Tuna Universitária no santuário

10.45h - Inicio da Procissão.

11.00h - Missa Solene dos Romeiros de São Tiago. Preside, como orador sagrado, o Sr. Padre Carlos Manuel Ferreira Rodrigues, dignissimo Arcipreste do Arciprestado do Baixo Tâmega.

12.15h - Actuação da Tuna Universitária em louvor de São Tiago

12.30h - Procissão dos Andores (com destino ao Santuário) . Súplica de adeus ao Sr. São Tiago

13.00h - Almoço convívio e partilha de farnéis.

14.30h - Convívio com o Grupo Coral da aldeia de Vilarinho, grupos de Romeiros e Tuna Universitária.

          Este ano oos cânticos vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilarinho, e a manutenção da ordem, como de costune à responsabilidade da GNR de Mondim de Basto".

          Vão até Mondim de Basto, uma vila transmontana de Basto que tem São Cristóvão por patrono, um santo que tém a sua festa litúrgica precisamente no mesmo dia que Santiago Maior. Mas quem aqui domina é o Santinho lá do alto, aquele que São Pedro de Vilar de Ferreiros tem por seu.


tags:

publicado por aquimetem às 14:37
Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO