Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

 

D.Amândio, o primeiro transmontano bispo de Vila Real 

              Depois do forte enchente que a Volta a Portugal em Bicicleta gerou no passado dia 7, com adeptos do ciclismo, agora vão ser os muitos devotos de Nossa Senhora da Graça e do “Santinho”, Santiago, a subir como de costume ao topo do Monte Farinha para participarem na Grande Peregrinação de Setembro que a ali tem lugar sempre no 1º domingo desse mês. Este ano calha no dia 4 e vai ser presidida por D. Amândio José Tomás, bispo titular da diocese de Vila Real, aonde este santuário que se situa na freguesia de Vilar de Ferreiros canonicamente pertence.

          A intenção geral aponta no sentido de despertar a consciência dos fieis para a importância da fé e a ética, apoiando-se em Bento XVI : “ No mundo da Educação….o valor da fé e da ética é contributo da construção do Mundo novo”. Desse mundo que Cristo prometeu e quer para toda a humanidade. Do programa deste ano consta: No sábado, dia 3, às 17h.- Missa Vespertina.

        No Domingo, dia 4: Ás 07h. - toque das Ave-Marias ; ás 08h. - Missa no Santuário e atendimento aos Peregrinos; ás 09h.- recitação do terço, no Lg. de Santiago, junto ao andor de Nossa Senhora da Graça; às 10h.-saída da procissão com as paróquias representadas pelas suas bandeiras, e às 11h. - Missa Solene na esplanada, presidida por D. Amândio que será transmitida em directo pela Rádio Região de Basto e animada por um grupo coral da paróquia de Vilar de Ferreiros, a freguesia anfitriã. Como habitualmente no fim da Eucaristia o andor será transportado em procissão até ao Santuário pelos BV de Mondim de Basto para o adeus dos peregrinos a Nossa Senhora e promessa de voltarem na primeira oportunidade. A ordem e orientação do transito a cargo da GNR de Mondim.  Uma boa ocasião para visitar o mais belo miradouro do norte de Portugal e o 1º santuário mariano de Trás-os-Montes



publicado por aquimetem às 11:16
Então? Vai à Peregrinação? Está aí a chegar...
Olhe que o Monte está a ficar verdejante como dantes.(Apesar das pedreiras)..., mesmo assim apetece...
Será que vai haver esta missa pela televisão?...
Agora só pensa em IBO...
mg a 24 de Agosto de 2011 às 12:40

Folgo saber a resvestir - se de verde o sagrado trono granítico de Nossa Senhora da Graça, que só as pedreiras profanam no concelho de Mondim de Basto. Não vou lá porque já gastei este ano o tempo disponível para altos voos.. . Este ano vou procurar acompanhar as cerimónias presididas por D. Amândio através da Radio Basto. Quanto a IBO vou rezar por aquela gente que teve o azar de nesta ocasião ser ali nascida.
aquimetem a 24 de Agosto de 2011 às 22:54

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO