Sexta-feira, 20 de Maio de 2011

D. Amândio Tomás

          Desde 3ª-feira passada, dia 17, que o insigne transmontano D. Amândio Tomas passou a ser o governante da Diocese de Vila Real, substituindo D. Joaquim Gonçalves que por na mesma data ter completado 75 anos passou a bispo emérito da diocese. Aos dois generosos apóstolos ao serviço da Igreja, das almas e da sociedade em geral aproveitamos para a ambos saudar. O primeiro por nosso co-provinciano e já bem conhecido dos mondinenses, mormente daqueles que zelam pelo Santuário e já o terem recebido como bispo coadjutor que era anteriormente.   

    

D. Joaquim Gonçalves      

          Ao segundo pelo interesse que D.Joaquim colocou no desenvolvimento e asseio do recinto e santuário de Nossa Senhora da Graça que ajudou e orientou no sentido de ver aformoseado com óptimas instalações sanitárias, água em abundância, restaurante, centro de acolhimento aos peregrinos e esplanada com altar para celebrações campais são, entre outras, obras que embora propostas pela Irmandade presidida pelo pároco de Vilar de Ferreiros, Sr. Padre Manuel Joaquim Correia Guedes, e acompanhadas pelo labor do mesário Manuel Mário Borges Lopes, tiveram sempre como supervisor atento um bispo de Nossa Senhora da Graça enamorado. Bem haja.        

Vilar de Ferreiros

          Como de costume mais uma vez vai ter lugar no santuário de Nossa Senhora da Graça (Monte Farinha), paróquia São Pedro de Vilar de Ferreiros a festa da Ascensão do Senhor, que promovida pelo Arciprestado do Baixo-Tâmega convidou D. Joaquim Gonçalves, agora bispo emérito da Diocese, para presidir. Do seu programa para Domingo, dia 29 de Maio (Encerramento do Mês de Maria) destacamos: Às 07h00- Alvorada; às 08h00 - primeira Eucaristia no Santuário e  cumprimento de promessas, e  às 09h00 - inicio da Caminhada (Fonte do  Salgueiro).     

Largo de São Tiago

           Às 10h15 encontro dos grupos corais e associiações  com o andor de Nossa Senhora da Graça no Largo de São Tiago, donde em cortejo caminharão  até ao cume do monte.

 

Esplanada do Santuário do Monte Farinha

          Na esplanada do santuário haverá a Missa Solene às 11h00, com os cânticos litúrgicos a cargo do Grupo Coral de Vilarinho (Vilar de Ferreiros) e dos restantes grupos do Arciprestado, e a ordem e orientação do trânsito sob responsabilidade da GNR de Mondim de Basto. A mensagem da Caminhada Pascal que foi inspirada à volta das 14 Obras de Misericórdias deu a cada paróquia um tema para aprofundar,assim: Alvadia - " Ensinar os ignorantes"; Atei - " Assistir os Enfermos"; Bilhó - " Dar de comer a quem tem fome"; Campanhó - " Consolar os tristes"; Cerva - " Dar pousada aos peregrinos"; Ermelo - " Corrigir os que erram"; Limões - " Enterrar os mortos"; Mondim - " Visitar os presos"; Paradança - "Sofrer com com paciência as fraquezas do próximo";   Pardelhas - " Rogar a Deus por vivos e defuntos"; Salvador - "Dar de beber a quem tem sede"; Sta Marinha - " Dar bom conselho" ; Sto Aleixo - " Vestir os nus", e Vilar de Ferreiros - " Perdoar as injurias".  

          Uma boa oportunidade para subir ao alto do Monte Farinha em dia festivo, e aproveitar a maré para agradecer a D. Joaquim o labor que enquanto bispo titular de Vila Real neste  local  sagrado deixou patente. Quanto a D. Amândio Tomas, podem fazê-lo já na Sé de Vila Real, onde no próximo Domingo, dia 22, haverá Missa de Acção de Graças, às 18h00, pelos 20 anos de governo pastoral de D. Joaquim Gonçalves e proclamação e acolhimento do seu sucessor D. Amândio José Tomas. Respeitosas saudações, de um fiel vilar-ferreirense!      



publicado por aquimetem às 14:59
Sempre aqui, as notícias da Igreja e encima da hora...a mudança de Suas Eminências lá da nossa Diocese.Pessoas muito distintas e muito humanas.Que seja em boa hora e por muitos anos, também desejo.
Vai sempre apresentando fotografias novas do Monte Farinha.
Esta Caminhada Pascal em referência às Obras de Misericórdia,está engraçada... Serão cumpridas?
mg a 24 de Maio de 2011 às 23:28

Ocupado em descrever uma peregrinação que fiz no inicio deste Mês de Maria a terras galegas nem oportunidade tenho tido de ver os meus e-mails e assim responder aos amigos. Que me desculpem porque do coração não fogem . E explicada a causa da demora aqui já penitenciado agradeça o amável comentário duma minha conterrânea que muito prezo e que sempre atenta aprecia e louva tudo quanto seja mondinense e por mondinenses feito. bem haja
aquimetem a 25 de Maio de 2011 às 09:00

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO