Sexta-feira, 08 de Abril de 2011

           O Dr. José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local visitou ontem o santuário de Nossa Senhora da Graça, onde veio apreciar as obras aqui realizadas por uma  Comissão Administrativa da Irmandade zelosa e empenhada no crescente desenvolvimento deste famoso local de oração, mas também notável miradouro do norte de Portugal. Aqui o Sr. D.Joaquim, Bispo de Vila Real; o Sr. Doutor José Junqueiro, Secretário de Estado; e o Sr. Dr. Alexandre Chaves, Governador Civil de Vila Real.

          Após o almoço no "Restaurante panorâmico" foi a assinatura de um protocolo que decorreu numa das salas do Centro de Acolhimento aos Peregrinos, e veio na sequência do requerimento feito em 29 de Junho de 2009 para a comparticipação na cobertura desse mesmo espaço, o Sr. Secretário de Estado - aqui ladeado pela Profª Laura, Presidente da Assembleia Municipal de Mondim de Basto,  Governador Civil de Vila Real, Presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bispo de Vila Real, Pároco de Vilar de Ferreiros e respectivo Presidente da Junta de Freguesia - proferiu um caloroso elogio aos obreiros que no interior do país labutam por manter viva a alma do nosso povo e protegido o seu património cultural e paisagístico. 

          Na qualidade de vilar-ferreirense que sou quero deixar o meu apreço e louvor ao Sr. Arquitecto João P. Almeida pelo seu excelente trabalho e acompanhamento das obras que sob a administração da paróquia de São Pedro de Vilar de Ferreiros aqui se fazem realçar e que são regalo e orgulho  dos cada vez mais visitantes do Monte Farinha e (porque não dizê-lo?) também de D. Joaquim Gonçalves, o bispo  da Senhora da Graça! 



publicado por aquimetem às 12:13
Tenho de programar uma visita a esse local tão belo.

Abraço desde Paredes de Coura

Olá amigo Eduardo! Acho bem, o local é merecedor dessa já tardia visita que deve ser feita antes da região de Basto ser transformada em banheira de água choca pela barragem de Fridão , no rio Tâmega. Seja bem-vindo pois lá no cimo além do santuário de Nossa Senhora da Graça tem para repousar o Centro de Acolhimento aos Peregrinos, com 11 quartos, e o Restaurante Panorâmico que serve muito bem. O meu abraço para todo esse Alto Minho e em particular para si.

Vaidoso!!
Esta gente de Vilar Ferreiros, sempre com a mania que a Senhora da Graça é deles...
Tudo por causa de descobrirem que havia a Toponímia... Era bonito!!...
Andei eu, desde os meus 5 anos, a carregar com as flores e as toalhas de renda, todas engomadas...a subir o monte a pé mais a minha avó..., a dormir lá, na casa do Ermitão, a ouvir o sino toda a noite por causa do vento que não parava...prá'gora, se vangloriarem que :" Os senhores do Alto"...
- Havia de ser lindo...!!!
E quem é religioso, está ciente com certeza, que a Senhora pertence a todos...«quanto mais não fosse...!»
...Era bonito!!
anónima a 13 de Abril de 2011 às 19:22

Em paga sempre que agora suba ao cimo do Iteiro " da Senhora tem lá uma sua parente de Vilar para bem a receber, como vê Nossa Senhora paga bem aos filhos que dEla gostam. De resto é como diz a " Senhora pertence a todos..." com Vilar de Ferreiros senhor das chaves pois têm São Pedro por padroeiro...Um abraço e bfs .
aquimetem a 15 de Abril de 2011 às 00:06

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO