Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

  

           A Irmandade de Nossa Senhora da Graça encerrou o ano de 2010 com uma série de iniciativas que foram sendo concretizadas e conhecidas ao longo da época forte dos acontecimentos festivos que anualmente ali têm lugar. Do foro religioso, o único que interessa e para o qual está vocacionado o alto do Monte Farinha, fazem parte: a festa da Ascensão do Senhor, sempre no ultimo Domingo de Maio; a romaria de Santiago, em Julho (dia 25) e a Grande Peregrinação de Setembro (1º Domingo).

         Outros eventos, como  uma das etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, são também motivo de atracção ao  cimo do "Iteiro da Senhora", mas estes, creio que mais por desporto do que por  fé ou devoção mariana. Nem por uma coisa, nem outra,  foi a candidatura do Monte Farinha e das  Fisgas de Ermelo às Sete Maravilhas Naturais de Portugal, que sem padrinhos na selecção do concurso, logo se esperava ficassem pelo caminho. Mas valeu pelo que  entretanto se  falou destes dois notáveis aspectos paisagísticos do concelho de Mondim. 

           Depois do site http://www.senhoradagraca.pt que a Irmandade colocou ao dispor dos utilizadores da internet, a seguir foi a vez de um elucidativo desdobrável que dá conta do labor desenvolvido em prol do Santuário e do modo como são utilizadas as ofertas dos peregrinos e devotos de Nossa Senhora da Graça e do "Santinho", Santiago. A referência e o destaque ao Centro de Apoio aos Peregrinos compreende-se já que se trata da coroa de gloria desta Irmandade e do empenho posto na obra pelo Sr Bispo da Diocese,  D. Joaquim Gonçalves. Obra que a par do restaurante, exploração de água, sanitários públicos e alargamento do espaço à volta do templo, dão do lugar uma agradável e acolhedora imagem. Por isso, e antes de mais, na pessoa do Sr. Padre Guedes, pároco de Vilar de Ferreiros, e do Sr. Mário Borges Lopes, os parabéns à zelosa Irmandade. 

          Temos que para além do desdobrável, da festa da Ascensão do Senhor e  da romaria de Santiago, vale realçar a Grande Peregrinação de Setembro, no Domingo, dia 5, como de costume presidida por D. Joaquim Gonçalves, e cuja eucaristia a TVI transmitiu, em directo, pela primeira vez. Fazendo, para isso, deslocar ali uma equipa especializada onde foi integrado o Sr. Cónego António Rego, coordenador do programa "Oitavo Dia" e "Eucaristia Dominical". Ganhou em divulgação, o Santuário de Nossa Senhora da Graça e o Monte Farinha, mas também com essa transmissão a TVI viu aumentar o seu prestígio, daí que um acordo entre ambas as  partes no sentido de permitir aos telespectadores ver periodicamente idêntica transmissão daquele sedutor miradouro do norte de Portugal seria como ouro sobre azul. É um repto que lanço daqui aos potenciais intervenientes Irmandade / TVI: voltem a repetir o êxito de 2010 no próximo dia 04 de Setembro de 2011! O Monte Farinha convida e o turismo religioso agradece e justifica a repetição da visita TVI ( e o exclusivo) 

    

       Restaurante panorâmico de Nossa Senhora da Graça

           Restaurante - Sala de Jantar

           Recepção do Centro de Apoio aos Peregrinos de Nossa Senhora da Graça

           Um dos quartos do Centro de Apoio aos Peregrinos

           Paisagem que sobre Vilar de Ferreiros se desfruta dos quartos do Centro, tendo como pano de fundo os contrafortes da serra do Marão.



publicado por aquimetem às 22:41
Bem haja!- Espero que a TVI vá alinhar com a missa em directo..até porque é prestigioso para a TVI, transmitir daquele lugar tão fora comum em beleza...
É prestigioso também, já agora, a Senhora da Graça, ter este grande devoto sempre a cuidar de dá-la a conhecer, aqui neste blog.
Vá lá que se foi...em boas mãos...menos mal!
As instalações parecem bem acolhedoras...
mg a 19 de Janeiro de 2011 às 23:51

Também eu gostava que isso acontecesse, mas não sei se estão a ser feitas diligencias nesse sentido. Que ganhava a TVI e Santuário não duvido nada. Eu limito-me a ser um mero divulgador dos encantos da nossa montanha e viver da sua gente. Bem haja Dou o mote, mas o engenho e arte é p'ros artistas
aquimetem a 20 de Janeiro de 2011 às 00:49

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO