Domingo, 25 de Julho de 2010

          Em ano jacobeu, também no Monte Farinha o apóstolo São Tiago, como atempadamente foi anunciado, teve hoje festa rija. E depois de lá no cimo do "iteiro" da Senhora ou do  Santinho, feita a recepção e acolhimento aos muitos tradicionais devotos, sem se dar por cansado o apostolo de Tarso  desceu em missão à vila para, às 17h00, integrado na procissão de encerramento das festas do concelho, com São Pedro de Vilar de Ferreiros dar brilho às festas de São Cristóvão de Mondim. Que no dia 8 de Agosto volte a estar atento e disponível lá no alto de Vilar para dar as boas vindas aos corredores da Volta a Portugal em Bicicleta e aos muitos  adeptos desta modalidade desportiva. Boas férias para todos quantos costumam passar por este blog. Até Setembro, se Deus deixar.



publicado por aquimetem às 18:33
Sim sehnor, o São Tiago andou ligeirinho da Sra. da Graça para a vila , em andor já armado com lindas flores, numa carrinha prateada de caixa aberta topo de gama, parecia um foguete e embelezou ainda mais a procissão de S.Cristóvão...Banda de música, Irmandades, Bombeiros, lindos andores, colchas às janelas e flores delas lançadas aos Santos!!
Já na noite anterior, as Festas tinham tido um momento de rara beleza também, com a força e raça do invocar da tradição dos desfiles dos Romeiros.
Nem existem palavras que descrevam , as sensações, ao assistir e comungar nesta união coesa , de alegria, orgulho , partilha; como se de uma grande família se tratasse.Gente de força a nossa Gente...pela noite dentro até manhãzinha...
mg a 26 de Julho de 2010 às 10:54

E agora diga lá se Vilar não é amigo! É que não só deu passaporte a São Tiago para poder viajar até lá baixo, à Bila , como para o acompanhar mandou São Pedro das antigas Ferrarias. Gente boa, esta das alturas do Monte Farinha. Mas também há boa gente na foz do Cabril e a caminho do Salta Carneiros. Não se esqueça que também eu já assisti a uma "romaria" dessas na sua terra de trovadores. Um abraço e boas férias
aquimetem a 26 de Julho de 2010 às 18:13

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO