Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

          Esplanada do Santuário, em dia festivo

          "Da Pascoa à Ascensão, quarenta dias vão", assim se aprendia nos lares cristãos de há uns 50 anos atrás. Com as reformas e adaptações dos calendários às circunstâncias do evoluir do mundo de trabalho foi necessário fazer ajustamentos a essas situações e no caso desta celebração que se festejava a uma 5ª-feira, passou a ser ao domingo, logo a seguir à  Quinta-feira de Ascensão do Senhor. Este ano calha a 16 de Maio, mas que no entanto por  se tratar duma festa móvel e ser canonicamente facultado, no Monte Farinha ou Senhora da Graça, o evento festeja-se anualmente no último domingo do "mês das rosas".  

          Festa com muita tradição ali, pois é das mais antigas manifestações de religiosidade que no Monte Farinha se realizam, este ano com um aliciante programa vai com certeza fazer aumentar o número cada vez maior de peregrinos vindos dos mais diferentes lugares da região e do país. Ainda com o Ano Sacerdotal, a decorrer; o mês das "romarias" a Nossa Senhora, a encerrar,  e o qual Bento XVI escolheu para nos dias 11, 12, 13 e 14 visitar Portugal, esta Festa da Ascensão conta além disso com a acostumada dinâmica imprimida à festividade pela Caminhada Jovem do Arciprestado do Baixo-Tâmega que com inicio na Fonte do Salgueiro, às 09h00, se vai encontrar no Largo de S. Tiago, às 10h00, com os Grupos Corais e  Associações para com o andor de Nª.Sª da Graça seguirem em procissão até ao Santuário, onde às 11h00 é celebrada a solene  Eucaristia, no altar da esplanada. Este ano será presidida pelo coordenador das Missões Vicentinas, o Sr. Padre Álvaro Cunha.

          Do programa muito aligeirado, deixando por isso tempo  disponível para os peregrinos e romeiros de Nossa Senhora da Graça e do "Santinho", Santiago, poderem apreciar as belezas que daquele miradouro sagrado se desfrutam e no terreno ver in loco as obras de embezamento ali quase em permanente exercício, destacamos:Alvorada - Ás 07h00. Às 08h00 - Primeira Eucaristia no Santuário e cumprimento de promessas.       

          Os Cânticos Litúrgicos vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilar de Ferreiros, a cuja paróquia o santuário pertence, e dos restantes grupos do Arciprestado. A ordem como de costume será mantida pela GNR de Mondim de Basto. Os temas da Caminhada Jovem do Arciprestada foram assim atribuídos:  Alvadia "Entendimento" - Atei "Bondade e Paciência" - Bilhó " Ciência" - Cerva "Sabedoria" - Campanhó "Caridade" - Ermelo " Paz" -  Limões " Mansidão" - Mondim " Fidelidade" - Paradança " Temor a Deus" - Pardelhas" Fortaleza" - St.ª Marinha "Temperança" - St.º Aleixo "Conselho" - Salvador "Piedade" e Vilar de Ferreiros "Alegria".  

          Agora dispondo de um acolhedor Centro de Apoio aos Peregrinos e Romeiros, dotado de 11 quartos com c/b privativa e apoio do  Restaurante Panorâmico - Nossa Senhora da Graça que se deseja a laborar a 100% se não todo ano pelo menos desde fins de Abril até finais de Outubro,  os apreciadores das belezas naturais e da convivência temporária com o sagrado e mariano tem aqui uma óptima oportunidade. Subam lá no dia 30 de Maio para se afreguesarem e em Domingo da Santíssima Trindade assistir à Festa da Ascensão do Senhor.  

          Alto do Monte Farinha, onde virado para Vilar de Ferreiros  ressai o ajanelado do Centro de Apoio aos Peregrinos e Romeiros de Nossa Senhora da Graça e também do Restaurante Panorâmico

          Sala de recepção do Centro de Apoio aos Peregrinos



publicado por aquimetem às 18:18
Santuário completo!...pelo menos aqui nesta foto...
Estas fotos estão muito reais e boas.Lá está em grande plano, o Centro de recilhimento e ao mesmo tempo, vêm-se umas verduras a "reverdecer"...
"Os Santinhos agradecem as visitas", ó Povo!
Assubam ao "Iteiro da Senhora"!
Parabens ao sr. Costa Pereira pelo programa das Festas, como sempre impecável.
mg a 3 de Maio de 2010 às 18:17

Disse muito bem: "muito reais e boas". Em todos os eventos festivos que programados ocorrem no Monte Farinha a moldura humana é sempre mais ou menos esta, quando a Eucaristia é na esplanada. Os verdes que se vêem na recepção são de estufa, mas o recinto foi repovoado com plantas que estão a vingar e crescendo fazem muito jeito no Verão. Um bem haja pela visita

Vossemecê com esse pormenos dos verdes de estufa, e com as fotos que se vislumbram aí pelo Cabril também, anda lá por Mondim e nem diz nada!!
Sempre pela calada a surpreender...
mg a 8 de Maio de 2010 às 10:54

Óh se ando! Desde que nasci e aprendi os lugares nunca mais de lá saí... Sedo conheci a loja do Ramos, de Vilar de Viando, o Munho " do Benardo , nos Cavacos, o ti Costeira de Mondim, o Paulo da Floresta, de Pedravedra , a "Portuguesa" ,das Mestras, o ti "Bentura ", da Senhora da Graça, a ti Nifa , de Travassos, a ti Teresa Costa, do Bilhó, e os Minhavas e Grilos, de Ermelo. Isto na margem esquerda do Tâmega, pois da outra banda, desde Veade até ao cimo de Ribas (Gandarela) foi a etapa de aprendizagem a seguir. Na retina e no coração tenho toda a nossa paisagem concelhia e quando careço de a realçar vou ao meu álbum fotográfico. Só assim é que se consegue provocar surpresas ...Um abraço.
aquimetem a 8 de Maio de 2010 às 15:41

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
30


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO