Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Monte Farinha

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.

Sª da Graça e Fisgas de Ermelo

06.02.10 | aquimetem, Falar disto e daquilo

          Só muito recentemente soube pelo semanário A Voz de Tras-os-Montes que também o sedutor Monte Farinha foi, com as decantadas Fisgas de Ermelo, incluido na lista de candidatos às Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Um projecto que a New 7 Wonders Portugal desenvolve em benefício das terras e divulgação do nosso património paisagistico.

         Pelos vistos só a região de Trás-os-Montes apresentou 20 candidaturas, e dessas 12  localizam-se no distrito de Vila Real.

          Ora tendo em conta que terras como Chaves, Peso da Régua, Montalegre,  Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião tem  pessoas e entidades empenhadas em apoiar candidaturas suas a este projecto, o mais certo é que à partida o Monte Farinha continue a ser, como até aqui, uma vergonhosa pedreira do concelho de Mondim de Basto. E desse modo se poder adiantar: " Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar temos que saber apreciá-la". Não sei se sei...

           Se as forças vivas do concelho não zelam pelo encanto e beleza natural do mais sedutor miradoro do norte de Portugal, como hão-de defender as medonhas "Quedas do Olo"  que só quem de fora  nos visita se sente fascinado?! Mas obrigado a quem se lembrou de incluir na lista dos concorrente a eleição, estas duas maravilhas do património paisagistico de Portugal : Senhora da Graça e Fisgas de Ermelo.

9 comentários

  • Se assim entende, dou-me por feliz. Mas o mais certo agora é ver os que não estiveram para me contratar para fotógrafo, a espumar de raiva contra quem lhes apontou a falta... Mesmo que mal florestado e manchado com as clareiras das pedreiras, o Monte Farinha dá cartas nos cartaz do turismo religioso e de montanha. É um trono de granito que em terras de Basto tem Nossa Senhora da Graça como rainha. Bem haja pelo comentário
  • Sem imagem de perfil

    mg

    11.02.10

    Aliás, nem interessa muito, que fique pejada de turistas de todo o tipo, que nem sabem apreciar e só incomodam com a rebaldaria.ás vezes aparece cada bicho carêto...No cimo do Monte o que mais aprecio, é aquele barulhinho do silêncio...
    Cada um a sós consigo mesmo e com a Senhora... é ou não é?...
    Mas é preciso plantar pinheiros, e medronheiros!
  • Há de tudo e momentos para tudo! Mas também se pode dar a volta ao texto com a nossa educação, bom exemplo e se necessário repreensão ao assistir a comportamentos desses. O santuário e recinto envolvente não é zona de feirantes ou veraneantes despidos de roupa e educação, mas um lugar sagrado e por isso de reflexão e silencio . Quanto aos pinheiros quem os vende também pode plantar, o mesmo já não acontece em relação ao granito. O que sai das pedreiras jamais será reposto. Os medronheiros? Esses são espontâneos, nascem por si. São como os incendiários que não desaparecem da nossa montanhosa paisagem!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    23.04.10

    CARTÃO DE VISITA

    Abundância de horizontes...
    Montanhas, vales e fontes
    no sussurro das correntes...
    a brisa, fresca, que passa;
    Nossa Senhora da Graça
    na graça das suas gentes!

    Destino de caminheiros,
    paisagens que são roteiros
    em oceanos sem fim...
    Oásis de mil sabores;
    dão licença meus senhores?
    Apresento-lhes Mondim!

    Nelson Teixeira da Silva (Nelson Barroca)
  • Sem imagem de perfil

    mg

    23.04.10

    Como é que a malta não há-de andar sempre de nariz para cima cheia de altivez?
    Com umas paisagens destas e com poetas como este
    o pessoal anda sempre inchado de orgulho!!


  • Pois ! A beleza vem do alto, e nela se inspiram os verdadeiros poetas. O Nelson tem pinta, bebeu água do Barrio . Mas quem descobre os nossos poetas além de pinta tem um valor divinal. Continue. Um bfs .
  • Sem imagem de perfil

    mgraça

    24.04.10

    O Nelson (Barroca )T.da Silva bebeu mais, a água da fonte do Eirô, eu é que bebi do Barrio pois vivia lá.
    Mas este nosso poeta, que vai lançar o seu belo livro, primeiro que alguém o convencesse que escrevia coisas maravilhosas, foi um bico d`obra.
    Foi aluno dedicado de Nelson Vilela e pelos vistos ainda lhe passa a perna na modéstia.Estamos arranjados...
    Então vamos esperar pelo seu livro "Intimidades-Estados de Alma", que será apresentado dia 15 de Maio em Mondim de Basto, e tem prefácio de Nelson Vilela e intervenção também, de Luis Jales de Oliveira.
    Os dois estarão presentes na apresentação.
    Desejo que a vida sorria ao Nelson .

    Fica a minha admiração e o meu respeito, por quem tão bem e com tanta sensibilidade , cria poesia.
  • A nossa terra presta-se para inspirar quem por si nasceu poeta. Sim! É que segundo o ditado: o poeta nasce e o escritor faz-se . Como digo, a mg tem esse condão de descobrir os notáveis "envergonhados " que sem o empurrão de alguém amigo calam a voz e a obra perdesse em prejuízo da terra e da cultura regional. Oxalá seja o reconhecimento de mais uma revelação mondinense com o selo Barroca a ressair. O meu abraço para o poeta Nelson T. da Silva.
    ----
    PS
    Ainda bem que fez uso deste blog para falar do Nelson é que ao abrir deparei com uma gracinha que não tem graça nenhuma e merecia castigo: alguém pirata entrou neste blog e trocou por outras algumas fotos. Quem foi parece gostar mais de flores... e futebois... do que da nossa paisagem montanhosa. Sei que uma das fotos é do blog << EMBED SRC = http://fotos.sapo.pt" Que a Sapo esteja mais atenta, faço votos. CP
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.