Segunda-feira, 27 de Julho de 2009

          O Santinho agradece e ainda bem que tem muito que agradecer.Os seus romeiros que neste passado fim de semana subiram a visitá-lo no alto do Monte Farinha, mais uma vez foram generosos no seu contributo para as obras que ali são uma constante em prol do embelezamento do mais encantador miradouro do norte de Portugal e do primeiro santuário mariano de Trás-os-Montes.

          O Santinho agradece, e agradece também em concreto à Irmandade de Nossa Senhora da Graça, que do recinto é padroeira, o adiantado das obras do Centro de Recolhimento com que o local vai ser dotado; e o qual se aguarda vá abrir muito em breve com cinco quartos individuais, que se espera não lhe faltem clientes quer de Verão,  quer  no tempo em que também a lareira sabe bem....Com uma  vista encantadora sobre Vilar de Ferreiros e a serra do Marão, os quartos oferecem toda a comunidade que as pessoas de bom gosto exigem. Bom era que fosse ainda antes do próximo dia 09 de Agosto data em que os corredores da Volta a Portugal em Bicicleta,  vindos de Trancoso, mais uma vez vão subir  até ao alto da Senhora da Graça, este ano na 4º etapa da Volta, Volta  que começa em Lisboa, no dia 05, e termina em Viseu, a 16.

 

Este é um dos quartos a ser mobilado em breve.

           Também não só o Santinho agradece, como também São Pedro que da freguesia e paróquia de Vilar de Ferreiros é patrono. E como tal anfitrião de quem entre no seu espaço geográfico, neste caso também no alto do Monte  Farinha, cujo pároco Correia Guedes da Irmandade de NS da Graça é zeloso presidente.

           Mas deixamos o Santinho, para falar em Nossa Senhora de Fátima que no próximo fim de semana, na aldeia de Vilarinho, vai ter festa de arromba, já com tríduo e práticas a partir de 3ª-feira, e no sábado e domingo (1 e  2 de Agosto) todos os condimentos tradicionais da festa religiosa e pagã que caracteriza o gosto popular do nosso povo e terras.

          Esta é a capela da aldeia de Vilarinho que tem Santo António e Santa Bárbara por padroeiros, mas face à grandeza da Mãe do Céu se escoderem sob o seu manto para lhe darem a prioridade... 

          Ao lado da capela  fica, lá ao fundo, o salão da fábrica da igreja,  aberto a todos as instituições da aldeia e não só. Tanto o salão como este asfaltado recinto vão ser pequenos para no fim de semana acolher os numerosos forasteiros que como também é vulgar visitam esta aldeia por ocasião da festa da Senhora de Fátima, agora no 1ºDomingo de Agosto. É caso para dizer: Vilar de Ferreiros  é  uma terra sempre em festa!



publicado por aquimetem às 00:11
Ó p´ra qui, sempre em festa como eu digo!
E o senhor, é o pai e a mãe de Vilar de Ferreiros e Vilarinho, sem as suas noticias, não eram constadas as festas. Ainda bem que assim é...Mas cá para mim, quando o conterrâneo lá chega, há presunto caseiro e vinho na malguinha, em todas as casas, à disposição, cheira-me...!
Estas janelas dos quartos do centro de recolhimento, deveriam ser mais rasgadas, acho pequenas, com uma paisagem tão grandiosa.
Temos um Portugal pesadissimo, a nível de política; mas nós somos realmente os maiores:pobretes mas alegretes, ah raça...
Anónimo a 27 de Julho de 2009 às 16:18

Não sou bom prato, com pouco me satisfaço. Sabe , aprendi lá na nossa santa terrinha a comer com regra..., nasci no tempo da 2ª Guerra Mundial, mentira pois que não há nem 1ª nem 2ª , nunca a guerra acabou desde que os políticos entraram em cena. Que é isto a que diariamente assistimos senão uma guerra constante e universal? Depois também andar pelas adegas perdesse muito tempo e além disso devemos atenção ao conselho : "Se conduz não beba". Por isso é que os políticos de topo ou não, têm condutor privado, e carro à nossa custa. Quanto às janelas crio que foi por uma questão de estética arquitectónica que se não alargaram mais. Mas eu já de lá admirei a paisagem que é sedutora, e só não consegui foi ver a vila de Mondim!... Também estava sem óculos , diga-se . Um abraço e boa disposição.

...Mas eu não me referia a beber e comer pelas adegas, era que toda a gente o devia convidar para suas casas, pois deve ser uma pessoa querida nestes lugares e o pessoal agradece sempre assim...
Agora que os politicos trazem sempre chauffeurs,para ninguém os apanhar "com carraspana de caixão à cova", isso é certinho; mas também, quase todos, tanto dão entornados como sóbrios: zero!
Agora, quanto às janelas do centro da Sra. da Graça nem sequer estarem viradas para Mondim, sinceramente, vai-me desculpar mas é uma provocação a nós mondinenses.Tem que ser justo e ver que os de Vilar são ferrenhos, tendenciosos e ciumentos da Senhora!!Eu repito: se a Senhora voltar a "fugir", quem vai a Vilar de Ferreiros sou eu!
Escreva isto conterrâneo p.f.
mg a 1 de Agosto de 2009 às 10:46

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO