Sexta-feira, 03 de Julho de 2009

          Uma das romarias mais famosas da região de Basto tem lugar no cimo do Monte Farinha, e ocorre na data em que o Santinho canonicamente se festeja: a 25 de Julho. Este ano a data calhou a favor dos romeiros que no mínimo têm 3 dias, como outrora, para dar largas ao seu regozijo e louvor a São Tiago Maior, que a par da Mãe do Céu são deste miradouro sagrado figuras senhoriais. 

          O programa é aliciante e durante toda a jornada festiva muito bem programado, como a seguir se dá conta, assim:

          Dia 24 - Sexta-Feira - DIA DOS ROMEIROS. Às 13h00 - Início das festividades, com actuação da Banda de Zés P'reiras de Vilar de Ferreiros até às 17h00.

          DIA  25 - SÁBADO - Às 08h00 - Eucaristia. Confissões e atendimento aos Romeiros. Às 09h00 -  Entrada da Banda de Zés P'reiras de Vilarinho. Às 09h15 - Actuação do Rancho Folclórico de Vilarinho. Às 11h00 - Missa Solene . Orador Sagrado: Frei José Dias Lima. Sermão e Procissão com destino ao Santuário.Súplica de adeus ao Sr. S.Tiago ou Santinho. Das 12h30 até às 15h00 - Tempo de Folclore.

          Dia 26 - Domingo - das 13h00 às 16h00 - Actuação do Rancho Folclórico Juvenil de Vilar de Ferreiros. Às 16h00 - Eucaristia Dominical, cujos cânticos litúrgicos  vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilar de Ferreiros e seus convidados.

          Como de costume a ordem e orientação do trânsito têm a sua mais valia no labor a cargo da GNR de Mondim de Basto. 

          Senhores romeiros, subam lá "riba" , ao "iteiro" da Senhora, e demorem-se por lá a ver as obras que pedem a vossa generosidade, e sobretudo não se esqueçam de rezar pelas vocações sacerdotais, o Santinho agradece!  



publicado por aquimetem às 15:40
Lá está Vomecê a pedir p`ro Santinho; e depois eu é que vou lá deixar,pois o sr. nem se mexe lá da Bajouca e dos jantares!!!
Saiba que esta coisa dos Bombos e Zés Prereiras, concentram-se mesmo ao pé da casa da minha mana e não se pode nem descansar a cabeça, quanto mais dormir...é o que tem de mal.
Mas este ano fui convidada para ir de romeira mesmo à maneira de antigamente , com uma giga à cabeça com a merenda; e esta?
Não me diga que também já quer ir!...
mg a 4 de Julho de 2009 às 12:14

Mas será que vai mesmo de giga até coto do Monte. Olhe que da bila até lá riba é tudo a pique e a Mg já não tem a ginástica do tempo de sua saudosa avó! Pegue na giga, e merenda, meta-a na mala do carro e vá gozar a festa lá no alto de Vilar, com NS da Graça e o Santinho por companhias. Eu ainda não é desta que vou ver se realmente é verdade que "Pelo Santiago a pinta o bago". Veja lá isso por mim. Bfs .

Eu queria dizer: " Mas será que vai mesmo de giga até ao coto do Monte?" , e não até coto do Monte. Peço desculpa.

Ó Senhor, a giga é só a fingir que leva merenda, só para inglês ver! Anda-se rua acima e abaixo , a cantar simplesmente!
Anónimo a 4 de Julho de 2009 às 18:27

Já estou mesmo a ver que se vai divertir com a festa da bila e o Santinho lá em cima à espera. Lá no alto é que é bom. De giga ou sem giga. Eu percebi. A nossa terra é a nossa terra...

Ai essa ," a nossa terra eu persebi", fique o Senhor sabendo que, até à Sra.da Graça, é a minha terra!...
Sempre que piso em Mondim, está incluída impreterívelmente a entrada sagrada pela porta do lado da Senhora, com volta por uma das portas da Sacristia e saída pela outra; sempre a chorar e sempre sem saber porquê; mas dá-me a impressão que ela me recrimina e me está ali a dizer: porque fugiste minha ingrata? agora é que vens?-Não tem explicação, é sempre a mesma coisa.
Sabia? Pois pra mim a Sra. é Mondim .
Nunca poderá deixar de ser!
Por isso é claro que como sempre vou lá acima.
mg a 15 de Julho de 2009 às 16:14

SAUDADE
Todos que partiram, um dia, altas horas da madrugada,
Deixaram a cama desfeita
E os olhos embaciados, amarrados ao vulcão;
A estampa da Senhora na bagagem bem guardada,
Mas a imagem mais perfeita,
Gravada no coração.


RAINHA DE BASTO Luis Jales Oliveira
Anónimo a 15 de Julho de 2009 às 16:22

AQUELA LUZINHA LÀ NO ALTO

Quando a noite cai
E a escuridão esmaga os homens pequeninos,
Acende-se, lá no alto, a luz divina,
Como se o amor tivesse voz:

E dormem em paz os homens e os meninos,
Porque , a Mãe, carinhosa, vela lá de cima,
Por todos nós.

Rainha de Basto "GINHO" L.J.O.
Anónimo a 15 de Julho de 2009 às 16:32

Que bom haver assim poetas e devotos da Senhora e do Santinho, que do Monte Farinha são ocupantes sagrados! Vilar de Ferreiros, que Mondim é, orgulha-se de tudo quanto poesia ou prosa serve de lenitivo ao sentimento cristão e contribui para a divulgação da terra e sobretudo da fé. Parabéns a quem tão bem serve e ama a sua terra. Eu também...
aquimetem a 15 de Julho de 2009 às 22:02

Em vez de "Caminho Novo" vai passar a chamar-se o sítio aonde essa antiga via conduz: Monte Farinha.
mais sobre mim
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
Contador de visitas
blogs SAPO